Desde o final de semana parte da avenida Jornalista Roberto Marinho esta interditada para obras da Linha 17 – Ouro. Trata-se de um Monotrilho que no futuro vai ligar a estação Jabaquara da linha 1 – Azul com o aeroporto de Congonhas, a estação Morumbi da linha 9 – Esmeralda e a estação São paulo-Morumbi na linha 4 – amarela.
O Monotrilho nada mais é que um aerotrem, e com este nome não tem como não lembrar do político Levy Fidelix, que por diversas vezes apostou no projeto para tentar se eleger. O problema é que ele só falou em aerotrem. Levy diz: “precisamos de uma malha com mais de 200 Km de linhas do Aerotrem para resolver a questão da mobilidade urbana em São Paulo, sem esquecer da necessidade da integração com todos os outros modais que já existem, como os ônibus e os ramais do metrô”
No entanto, o modal é questionado por especialistas no que diz respeito a capacidade que os trens do Monotrilho podem carregar e o valor da obra. Alguns arriscam em dizer que um BRT, ou corredor de ônibus, poderia carregar o mesmo número de passageiros, sendo que sua implantação seria mais barata. Outros lembram que a cidade já é tão carente de Metrô, então por que já não construir um ramal subterrâneo, como reivindica 7 associações de bairros por onde a linha 17 – Ouro vai correr.
O Metrô afirma que escolheu o Monotrilho por que na região é previsto uma demanda de média capacidade, e que as obras do modal são mais rapidas que o Metrô tradicional.
Por Renato Lobo