Conhecido pela sua lotação, o Metrô de São Paulo teve um aumento de nada menos que 1 milhão de passageiros em cinco anos, oque representa 40% a mais de usuários. Mas, de acordo com o G1, entre 2010 e 2011, total de recursos para expansão da rede diminuiu 19,6%.
A Companhia alega que houve aumento de lotação nos trens e estações devido a quatro fatores: a implantação do Bilhete Único nas estações, o início da operação da Linha 4-Amarela, que tem conexões com outras vias, a expansão da Linha 2-Verde e o crescimento econômico do país. O Metrô diz ainda que para melhorar a operação e diluir o excesso de passageiros, a empresa colocou 28% mais trens em circulação (passaram de 117, em 2007, para 150 em 2012), reduziu os intervalos entre as composições em algumas linhas e está implantando o sistema CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), considerado o mais moderno do mundo e similar ao adotado em Nova York.
No entanto, mesmo com tais ações, o Metrô de São Paulo tem números astrofísicos: Todas as linhas do Metrô tiveram aumento no número de passageiros, nos últimos cinco anos. Duas – a Linha 1-Azul e a 3-Vermelha – tiveram demanda 30% maior, na comparação entre 2006 e 2011.
Já a Linha 2-Verde teve um crescimento ainda maior – de 89 milhões passageiros, em 2006, para 163 milhões em 2011, aumento de 85% aproximadamente. Na Linha 5-Lilás, a demanda mais do que triplicou, passando de 18 milhões para 63 milhões de passageiros.
O Metrô só fica atras da CPTM, que registrou aumento de 73% em cinco anos no número de usuários.
Por Renato Lobo