O Governo do Estado de São Paulo está com uma série de projetos para a volta dos trens regionais, só que ainda em fase de estudos. De acordo com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, um destes trajetos que vai ligar a capital até Sorocaba, poderá iniciar as viagens só em 2018, podendo ser adiantada para 2016 se houver a união de forças suprapartidárias e não ocorrerem recursos de empresas nas concorrências públicas.
Os trens serão confortáveis, com hora certa para chegar e alguns serviços de bordo, como sinal de internet e se possível a distribuição de café, segundo Jurandir.
Em São Paulo, o trem deve partir ou na Barra Funda, ou na Lapa ou na região de Pinheiros. O secretário contou que precisará ser construída uma nova ferrovia para que o trem alcance a velocidade de 160 quilômetros por hora, já que a linha existente e usada para o transporte de cargas têm curvas consideradas fechadas, que impossibilitam viagens acima dos 70 km/h.
Sobre o trajeto, também será decidido se a ferrovia vai margear a rodovia ou a ferrovia existente. Apesar do trem previsto para fazer as viagens Sorocaba a São Paulo alcançar 160 km/h a velocidade da média da viagem, também chamada de velocidade comercial, será de 120 km/h ao considerar as paradas, em até outras duas cidades. De acordo com o secretário não haverá paradas a partir de Itapevi e toda a linha a ser construída terá a extensão de 85 quilômetros. A linha está na fase do projeto funcional.
Por Renato Lobo