SPTrans

Ônibus de SP estão mais rápidos, acima do limite de velocidade

Segundo dados da própria SPtrans divulgados pelo jornal “O Estado de São paulo” o número de multas por excesso de velocidade aplicadas pela São Paulo Transporte a ônibus da capital cresceu de 2.324 para 2.650, ou 14%, entre 2010 e 2011. Isso significa que, no ano passado, sete motoristas de coletivos foram multados por dia. A multa por andar além do limite é de R$ 720 e dobra em caso de reincidência.

Dados da CET mostram que em 2010, 20,5% dos veículos que causaram morte de pedestres na cidade de São Paulo eram ônibus. Em 2011 ocorreram em média quatro colisões diárias.

De acordo com a SPTrans, o aumento nas multas se deve ao aperto na fiscalização. Já o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano (Sindmotoristas) afirma que houve um abrandamento em relação às empresas. Antes, segundo a entidade, a cada multa as empresas perdiam pontos, o que poderia se reverter em rompimento de contrato. Esse sistema foi abandonado em 2008. “O patrão recorre das multas e, se não ganhar, não corre o risco de ser descredenciado”, diz Nailton Francisco de Souza, diretor do Sindmotoristas. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (SP-Urbanuss) afirmou não haver relação entre a mudança e o número de multas.

Para especialistas, ainda falta controle. “Se a fiscalização fosse intensificada, acho que seriam dez vezes mais multas”, diz o consultor em engenharia de tráfego Flamínio Fichmann. “Nos corredores fora do horário de pico, os ônibus passam de 50 km/h (limite nessas vias).”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus