CPTM Metrô SP

Manhã de caos no sistema Metroferroviário em São Paulo

Diariamente uma ou outra linha da CPTM , ou do Metrô registra algum tipo de problema. Nesta quarta feira várias delas tiveram ocorrências em todo o dia. A quarta feira começou com problemas, mais uma vez, no sistema de energia da Linha 9 – Esmeralda, fazendo com que os trens passassem a circular em apenas uma via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro. Com isso, a velocidade das composições foi reduzida em toda a linha, o que provocou lotações, mais do que o comum. Com toda a lentidão, a Linha 5 – Lilás do Metrô acabou sendo afetada, já que o fluxo da integração entre ambas as linhas em Santo Amaro estava prejudicada.

Já no Metrô as linhas 1 – Azul e 3 -vermelha registraram falhas. O problema no metrô começou por volta das 6h40, quando um trem que passava pela estação Pedro 2º, na linha 3-vermelha, no sentido Barra Funda, teve um problema no sistema pneumático, o que afetou o sistema de portas, freios, entre outros. A informação é da assessoria do Metrô.

Com o problema, o trem teve que ser esvaziado e levado para a manutenção. As demais composições da linha tiveram que trafegar com velocidade reduzida e maior tempo de parada até as 7h21. Na linha 1-azul, o metrô também implantou a operação com velocidade reduzida para evitar lotações em plataformas.

Ainda na linha 1-azul, uma falha de tração entre as estações Vila Mariana e Santa Cruz fez com que as composições de toda a linha voltassem a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as 7h39 e as 8h03. As 15h40 um trem da Linha 2 – Verde apresentou problemas.

Já a noite um trem novamente na Linha 9 da CPTM apresentou problema no sistema de tração e paralisou o tráfego por cerca de uma hora.

Por Renato lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus