TAV Trens Regionais

Novo gestor do aeroporto Viracopos não acredita no TAV, mas quer ajudar o Governo com ligação ferroviária

Assunto que ganhou destaque na mídia nesta semana foi a privatização de 3 Aeroportos Brasileiros. Entre eles, o Viracopos que terá a administração do Consórcio Aeroportos Brasil. Mal chegou ao cargo, o presidente do consórcio Carlos Alberto Butarelli, disse que o Aeroporto precisa uma ligação ferroviária, que liga Campinas à Região Metropolitana de São Paulo. Ele assegurou que as empresas vão ajudar o governo a viabilizar essa ligação ferroviária.

Sabemos que os leitores do Via Trolebus são antenados com os projetos de infraestrutura, e na certa lendo este primeiro parágrafo você deve ter pensado que Carlos Alberto se referia ao TAV. Para sua surpresa, ou não, o presidente do Consórcio não acredita no trem bala. Veja as palavras do próprio:

‘Não vamos apostar no trem de alta velocidade (TAV) porque eu não acredito nele. É um projeto que não se sustenta em pé, por falta de demanda. O que vamos precisar é de um trem metropolitano, que traga passageiros da região, de São Paulo e de Guarulhos para Campinas’ , afirmou.

Atualmente dois projetos tramitam na esfera do Governo Estadual, um deles seria uma ligação dos trens da própria Linha 7 – Rubi da CPTM que hoje chega a Jundiaí. O governo vai contratar ainda esse mês um estudo para avaliar a viabilidade de trazer os trilhos até Campinas, mas com a meta de ser um transporte parador, com estações em Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiai e as que já existem até São Paulo. O segundo seria um trem regional rápido até Jundiai. Mas não existe definição se será possível implementá-lo até Campinas.

Mas, como nosso atual Governador Geraldo Alckmin está em bom relacionamento com a presidente Dilma Rousseff, o governo do estado não quer competir com o TAV, e aguarda definições claras por parte do Governo Federal.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios