Metrô SP Tecnologia

Passageiros da Linha 4 – Amarela já podem usar celular, mas só em alguns trechos

Depois de um ano da sua inauguração, os passageiros da Linha de Metrô mais jovem da capital paulista podem usufruir do sinal de celular no interior da estações e trens. Por hora apenas os sinais das operadoras – Oi, Tim e Vivo estão disponíveis no trecho de 7,2 km entre as estações Faria Lima e Terminal Luz.

“A Claro e a Nextel (começam a funcionar) alguns dias depois. É tudo uma questão de concluir o ajuste dos equipamentos”, diz Luís Valença, presidente da concessionária ViaQuatro em entrevista ao Estadão. Segundo ele, a expectativa é de que o sinal de todas as operadoras esteja operando até o fim do mês.

Já os usuários que passam pelas estações Pinheiros e Butantã vão ter que aguardar até março. É essa a previsão para que o sinal esteja liberado no percurso de 1,8 km entre essas paradas. Valença disse ao jornal que o sinal será de segunda (2G) e terceira geração (3G), com transmissão de voz e dados. “Mas já estamos preparados para receber a tecnologia 4G, para quando ela estiver disponível de fato no País.”

Demora

“Tivemos que superar duas dificuldades. Uma de natureza contratual: tentamos encontrar uma solução que trouxesse vantagem para todo mundo. Não tinha sentido fechar negócio com cada operadora separadamente e cada uma ter que instalar seus cabos e antenas”, explica Valença. “A segunda, e mais relevante, foi que o processo de implantação não poderia prejudicar a implantação da linha em si.” Segundo ele, só nos últimos quatro meses, após a inauguração de República e Luz, as operadoras puderam entrar na linha para fazer o serviço.

No resto do Metrô, o sinal de celular já existe em percursos subterrâneos desde 2008. Porém, em alguns trechos, como os que ficam sob a terra entre Vila Prudente e Sacomã, na Linha 2-Verde, que é mais recente, ainda há falhas na conexão com as operadoras.

Por Renato Lobo, com as informações de “O Estado de São Paulo

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus