Mobilidade Urbana SPTrans

Ranking mostra SPTrans como maior empresa de ônibus em receita líquida

A São Paulo Transportes (SPTrans) que gerencia as linhas de ônibus da cidade de São Paulo, foi apontada como a maior empresa em receita liquida operacional em 2010. O sistema gerenciado pela empresa conta com cerca de 15 mil ônibus, que rodam em 1300 linhas, carregando 6,1 milhões de passageiros por dia. É dividido em 8 consórcios de prestadoras privadas e cooperativas, que operam o sistema estrutural e local, respectivamente.

Ainda que o transporte por ônibus na capital paulista está muito longe do ideal, houve avanços nos últimos anos, como a renovação de 74% da frota, além de uma grande aquisição de veículos acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Mas, algumas regiões ainda sofrem com uma certa desorganização nas linhas, com itinerários confusos, além de demora nos intervalos dos coletivos. A SPtrans diz que já fez mudanças em alguns destes gargalos, como na região de Grajaú e Varginha, onde foi feito uma racionalização nas linhas, por exemplo: Linhas de menor porte alimentam terminais de integração e nestes locais saem veículos maiores que ligam as regiões mais próximas ao centro.  A empresa diz que conseguiu diminuir em 11 % o tempo de viagem, com um ganho real de 15 minutos no trajeto.

Na região da M’boi Mirim, tantas vezes noticiado aqui no Via Trolebus como um grande inferno para os passageiros da região, a empresa afirma que com a implantação da faixa reversível e também a reorganização do sistema, houve uma redução do tempo de viagem entre Jardim Ângela e Santo Amaro de 70 para 28 minutos, oque representa redução de 60%.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus