CPTM Mobilidade Urbana

Prefeitura engaveta projeto de aterramento de ferrovia entre Lapa e Brás

O Tribunal de Contas do Município (TCM) recomendou a prefeitura de São Paulo para que suspenda a contratação das empresas para planejar as três novas operações urbanas, anunciadas há um ano e meio. Os projetos visavam incentivar a ocupação de áreas ociosas, como na Lapa e na Mooca, e levar empresas e empregos para a zona leste, os projetos agora correm o risco de não serem aprovados pela Câmara Municipal até o fim da atual gestão.

Entre estes projetos barrados, estão o enterramento do leito ferroviário entre a Barra Funda e a Estação da Luz e a construção de uma avenida de 12 quilômetros nesse local. A nova via permitiria a demolição do Elevado Costa e Silva (Minhocão) sem causar prejuízos ao trânsito do centro.

De acordo com o jornal “O Estado de São Paulo“, a Prefeitura disse que, por meio de nota, que não há relação entre os dois questionamentos do TCM que já barraram a licitação. Segundo a administração, houve notificação oficial por parte do Tribunal e as “providências necessárias” serão tomadas para “esclarecer as dúvidas” do órgão. O custo estimado para a execução dos três estudos é de cerca de R$ 30 milhões.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus