Mobilidade Urbana

Pesquisa coloca São Paulo nas ultimas posições em ranking de qualidade do transporte público

Pesquisa realizada pela Price Waterhouse Coopers (PwC), divulgada em 22 de novembro, avaliou 26 cidades do mundo, e colocou São Paulo no 24º lugar em relação à qualidade do transporte público.

O estudo analisou dados de entidades internacionais, como Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (Bird), e informações da administração das 26 cidades. A partir de dez indicadores compostos por 66 variáveis, o estudo elaborou pela primeira vez um ranking geral, que é liderado por Nova York e seguido por Toronto e São Francisco. Na outra ponta da classificação estão Santiago (22.º), Istambul (23.º), São Paulo (24.º), Johannesburgo (25.º) e, por último, Mumbai (26.º).

Outra avaliação, lançada em outubro pelo portal Mobilize Brasil em colaboração com o Portal 2014, mostrou a capital paulista em último lugar na avaliação da mobilidade urbana sustentável. As piores notas foram obtidas pelas cidades de São Paulo e Cuiabá, principalmente em função do uso excessivo de automóveis e motocicletas na locomoção urbana nessas capitais. Brasília, terceira colocada no ranking, ficou com a nota 5,1, enquanto Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Natal ficaram com notas entre 3 e 4.

A comparação entre os dois estudos é a prova de que a priorização do transporte individual só agrava a mobilidade urbana, e consequentemente a poluição.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus