Mobilidade Urbana

Especial Via Trolebus: Os VLTs da Itália e Holanda

Na segunda reportagem especial do Portal Via Trolebus sobre os sistemas de transportes da Europa, nosso colaborador Ricardo Milani percorreu algumas linhas de VLT, que nada mais são que bondes modernos.

“De VLT nas cidades da Europa, oque posso dizer que é muito comum por lá, na Itália a maioria das cidade médias e grandes tem, e em Amsterdam, o vlt lá possui varias linhas ligando praticamente a cidade toda, alias vi muito mais vlt do que ônibus a diesel”. Ricardo conta ainda que existe um integração perfeita entre os vlt s e o mobiliário urbano, já que o modal corre no mesmo nível das edificações, facilitando também o embarque e desembarque dos passageiros.

Na Itália, só em Milão são 286,8 km de linhas de VLT’s. Em Turim, a primeira cidade a ter os bondes em 1871, são 10 linhas. Já em Roma são mais 6 linhas, Nápoles 4 linhas, Messina 1 linha, Sassari 1 linha, Trieste 1 linha e Pádua também com uma linha.

Outras cidades estão construindo novas linhas de VLT’s: Bérgamo (1 linha de 12.6 quilômetros), Cagliari (1 linha de 7 quilômetros), Módena (2 linhas de 16.5 quilômetros), Palermo (3 linhas de 16.6 quilômetros), Florença (3 linhas) e  por fim Veneza (2 linhas).

Já em Amsterdam, o tram é o sistema mais usado entre a população. Nas paradas existem painéis que mostram os horários precisos de passagens dos veículos. No interior dos veículos existem mapas dinâmicos que são atualizados de acordo com o percurso.

Como disse o Ricardo, a Europa investe pesado neste modal:  A fábrica de trens da Alstom em La Rochelle, cidade medieval na costa atlântica da França, produziu em 2010 o número recorde de 88 “tramways”, trens urbanos movidos a eletricidade e que hoje são conhecidos no Brasil pela sigla VLT (veículos leves sobre trilhos). Esses trens são, na verdade, a versão moderna dos antigos bondes, que desapareceram das cidades brasileiras há pelo menos 30 anos.

Veja também: Itália: Trólebus em alta velocidade

 

Por Renato Lobo e Ricardo Salzano Milani

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus