Metrô SP

Escavações dos tuneis da Linha 5 – Lilás devem começar nos próximos dias

As escavações dos tuneis por onde vão passar os trens da Linha 5 – Lilás, que quando completa vai ligar o Capão Redondo a Chácara Klabin, devem começar nos próximos dias. Segundo informações da Agência Estado, parte das plantas das 11 novas estações ainda precisa ser aprovada pelos técnicos do Metrô. Estas edificações estão em fase de obtenção da licença de instalação pelas subprefeituras responsáveis pelos bairros percorridos pela linha e pela Cetesb.

Foram comprados por R$ 615 milhões, 26 trens da empresa espanhola Caf, com seis carros cada, para circular na Linha 5. As composições terão ar-condicionado e salão sem divisão. Também não terão maquinista, e devem chegar em São Paulo em 2013.

Polêmica

O Ministério Público Estadual (MPE) vê uma série de irregularidades no projeto e conseguiu, há duas semanas, afastar do cargo o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda – já reintegrado no início da semana por ordem judicial. O MPE suspeita que as empresas que estão construindo a obra combinaram antes o resultado da licitação. Diz ainda que o modelo de licitação escolhido deixou o projeto mais caro. O Metrô nega irregularidades.

Por Renato Lobo, com as informações de Agência Estado

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus