Monotrilho

Câmara de São Paulo autoriza construção da Linha 17 – Ouro do Metrô

Foi aprovado pela Câmara Municipal nesta quarta-feira, 14, a abertura de uma nova avenida de 6,1 km no Morumbi, que vai abrigar a Linha 17 – Ouro, um Monotrilho no meio do bairro da zona sul de São Paulo. O relatório de impacto ambiental do projeto da linha aponta que será necessária a remoção de casas de alto padrão em uma área superior a 18 campos de futebol entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa, na frente do Estádio do Morumbi, até a Ponte João Dias, na Marginal Pinheiros.

Com previsão para inauguração para o 1º semestre de 2013, o Monotrilho vai ligar o Aeroporto de Congonhas e o Morumbi. Mas, cerca de três mil moradores do bairro se organizaram em uma ação civil pública contra a obra, que eles apelidaram de “Novo Minhocão”. os munícipes reclamam que as desapropriações vão afetar uma área residencial onde estão mais de 120 casas e mansões e tentam paralisar o Metrô aéreo na Justiça.

Em contra partida o governo do Estado e a Prefeitura argumentam que a linha vai suprir a carência de transporte público para a população de 80 mil moradores de Paraisópolis, a segunda maior favela da capital, localizada ao lado do Morumbi

Para a construção da linha serão investidos R$ 3,1 bilhões. A previsão é que a Linha 17-Ouro tenha aproximadamente 18 km de extensão e 18 estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi. Os trens se deslocarão por vigas a 15 metros de altura, sustentadas por pilares construídos a cada 30 metros.
O ramal busca atender a rede hoteleira da região. A segunda etapa, prevista para terminar em 2015, passará sobre o Rio Pinheiros, chegará ao Estádio do Morumbi e passará pela favela. O terceiro trecho vai de Congonhas à Estação Jabaquara na Linha 1–Azul do Metrô.
Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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