Foi aprovado pela Câmara Municipal nesta quarta-feira, 14, a abertura de uma nova avenida de 6,1 km no Morumbi, que vai abrigar a Linha 17 – Ouro, um Monotrilho no meio do bairro da zona sul de São Paulo. O relatório de impacto ambiental do projeto da linha aponta que será necessária a remoção de casas de alto padrão em uma área superior a 18 campos de futebol entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa, na frente do Estádio do Morumbi, até a Ponte João Dias, na Marginal Pinheiros.
Com previsão para inauguração para o 1º semestre de 2013, o Monotrilho vai ligar o Aeroporto de Congonhas e o Morumbi. Mas, cerca de três mil moradores do bairro se organizaram em uma ação civil pública contra a obra, que eles apelidaram de “Novo Minhocão”. os munícipes reclamam que as desapropriações vão afetar uma área residencial onde estão mais de 120 casas e mansões e tentam paralisar o Metrô aéreo na Justiça.
Em contra partida o governo do Estado e a Prefeitura argumentam que a linha vai suprir a carência de transporte público para a população de 80 mil moradores de Paraisópolis, a segunda maior favela da capital, localizada ao lado do Morumbi