CPTM

Calendário 2012 da Imprensa Oficial celebra 20 anos da CPTM

Para comemorar os 20 anos da CPTM, a empresa ilustrará o “Calendário 2012” da Imprensa Oficial. As fotos procuram mostrar a evolução e modernização da maior operadora ferroviária de transporte de passageiros da América Latina. As imagens, de autoria do fotógrafo João Musa, foram realizadas durante um ensaio de duas semanas, quando ele percorreu todas as linhas da CPTM. Da cabine do maquinista, João retratou a visão dos trens, dos pátios onde é realizada a manutenção da frota e da ciclovia Rio Pinheiros, integrada ao sistema CPTM. Foram mais de três mil cliques para revelar o cotidiano ferroviário.

A CPTM foi fundada em 28 de maio de 1992, com a promulgação da Lei Paulista n° 7.861, assumindo os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU [Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo – STU/SP] e pela Ferrovia Paulista S/A – Fepasa, de forma a assegurar a continuidade e a melhoria dos serviços. Com isso, recebeu uma herança de mais de um século: cerca de 260 km de linhas que se encontravam sucateadas e precisavam de investimentos.

Em 1994, a CPTM efetivamente começou a operar as atuais linhas 7-Rubi e 10-Turquesa [antigas A e D] e 11-Coral e 12-Safira [antigas E e F], que pertenciam à CBTU. Em 1996, passou a controlar os serviços da Fepasa e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda [antigas B e C].

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus