Metrô SP

Alckmin entrega oficialmente trem modernizado para Linha 1 – Azul

Políticos gostam de inaugurar estações, escolas, hospitais, mas ultimamente até trem é entregue a população com cerimonia oficial. Nesta quinta feira o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entrega oficialmente o primeiro trem modernizado da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) do Metrô. Trata-se da sexta composição a entrar em operação, de um total de 98 unidades que passarão por modernização até 2014: 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Os outros cinco trens modernizados estão na Linha 3-Vermelha.

A composição já rodava em teste, conforme noticiamos no Via Trolebus

Modernizada pelo consórcio BTT- Linha 1-Azul (Bombardier/Tejofran/Temoinsa), em Hortolândia (interior de São Paulo), a composição vem de fábrica com ar-condicionado, câmeras de vigilância e total acessibilidade, entre outros aprimoramentos tecnológicos, e integra a frota original que começou a operar na antiga Linha Norte-Sul entre 1974 e 1975. Outros dois trens estão em fase final de testes e deverão ser entregues para a Linha 1 nas próximas semanas.

Modernos no visual e no desempenho

A modernização em curso visa obter padrões de desempenho e acessibilidade equivalentes aos existentes nos novos trens recebidos a partir de 2008. O trem modernizado ganhou ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro internas por carro e outras duas externas nas cabeceiras da composição), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays) e monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus).

As unidades também receberam sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, como em tempo chuvoso, além de melhorias no sistema de tração, na ergonomia e iluminação.

As intervenções também proporcionam mais eficiência ao sistema de tração em corrente alternada (motores com controles e componentes eletrônicos mais eficientes, que possibilitam menor consumo de energia). A cabine do operador foi ampliada e recebeu novo banco ergométrico e mais rápido acesso às informações geradas pela viagem, pois as mais significativas ficam dispostas no console de comando ou na própria cabine.

As normas de acessibilidade estão contempladas com espaços para cadeira de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas. O interior dos carros traz mapa dinâmico visual das estações, comunicação em braile e dispositivos de emergência para comunicação com o operador. A modernização inclui ainda sistema de som que melhora a audição das mensagens sonoras eletrônicas e das divulgadas pelo operador de trem, além de pega-mão fluorescente destinado a pessoas com dificuldades visuais.

Por Renato Lobo, com as informações publicadas no site do Metrô

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus