Com previsão para operação em meados de 2015, a chamada Linha 18 – Bronze do Metrô, na verdade um Monotrilho que ligará o ABCD e a Capital, de 20 quilômetros. A viagem deve durar 35 minutos. A Linha ligará a Estação Tamanduateí, em São Paulo, aos bairros Jardim São Caetano e Mauá, em São Caetano; Vila Palmares, Sacadura Cabral, Vila Scarpelli, Jardim Bom Pastor, em Santo André; Baeta Neves, Centro, Ferrazópolis, Alvarenga, em São Bernardo.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, contou que foi criado um fundo financeiro para dar sustentação ao projeto. “Estamos aguardando uma manifestação do Governo Federal que deve investir cerca de R$ 400 milhões. Tudo leva a crer que seremos bem-sucedidos nessa aprovação”, disse.
Também integram o fundo um financiamento de R$ 1,2 bilhão do governo paulista junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) e a contrapartida do Estado que investirá R$ 1,1 milhão no monotrilho. “Nossa expectativa é chegar em 2013 com os recursos dessa primeira fase garantidos”, disse Fernandes.
Entretanto, outros projetos na área de transportes estão, digamos, em segundo plano. A licitação na área 5, que corresponde aos sete municípios do ABC Paulista, não deve sair antes de 2015, quando a Linha do Monotrilho estará pronta. De acordo com informações do Blog Ponto de Ônibus, do jornalista Adamo Bazani, a idade média da frota do ABC é de 09 anos, bem acima dos 05 anos permitidos nas áreas licitadas como média, e próxima dos 10 anos como idade máxima das outras áreas.
O Blog afirma que existem veículos com até 15 anos de uso. Não bastasse a idade da frota, há o mal estado de conservação dos veículos.
Também nesta semana a EMTU suspendeu por tempo indeterminado a licitação de contratação da empresa que cuidará da rede elétrica de trólebus do corredor São Mateus-Jabaquara.
Por Renato Lobo