Mobilidade Urbana

Tempo perdido no trânsito custa R$ 40 bilhões por ano em São Paulo

Ficar parado no trânsito em São Paulo não custa só a paciência. De acordo com estudos feitos pelo engenheiro Adriano Murgel Branco, quarenta bilhões de reais são queimados, todo ano, pelos escapamentos de veículos da região metropolitana de São Paulo.

Este número é superior ao orçamento anual da Prefeitura de São Paulo, que gira em torno de R$ 38 bi.

Branco chegou a conclusão que os gastos com combustível, as horas perdidas nos congestionamentos, acarreta na perda de produtividade do trabalhador. Foram levados também em conta o preço do transporte coletivo e os custos ambientais.

“São Paulo já está parada e isso se transforma em dinheiro, tempo e paciência perdidos”, diz Branco em entrevista ao jornal Agora.

Os custos extras de combustível e das horas no trânsito foram baseados em relatórios sobre o rodízio, que apontam que, com a circulação de menos veículos, pode-se aumentar a velocidade e diminuir os gastos com álcool e gasolina, segundo o engenheiro.

A solução para o problema, claro está no transporte público descente com mais corredores exclusivos que dão prioridade total aos ônibus, além de uma maior rede metroferroviária.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus