Metrô SP

Linha 4 – Amarela e seus recordes seguidos no número de passageiros

A mais nova linha de Metrô paulista continua batendo novos recordes. Nas seis estações da linha 4-Amarela (Luz – Butantã) foi registrado na última sexta-feira (4), 510 mil passageiros. No dia 30 de setembro, primeiro dia de funcionamento pleno (das 4h40 à meia-noite) em todas as paradas da linha, a concessionária que administra a via contabilizou 433 mil usuários. O número equivale a um crescimento de 238% de usuários em comparação com o período anterior à abertura das novas estações, em 14 de setembro. Nesta data, cerca de 214 mil passageiros circulavam pela linha, somente entre as estações Paulista e Faria Lima.

E vêm mais gente por ai

Em 2012, a média de passageiros deve atingir a marca de 700 mil por dia. Até 2014 a linha deve ser estendida até o Bairro de Vila Sônia. O governo promete também um acréscimo até o município de Taboão da Serra, e na outra ponta até a futura estação Pari.

A Linha 4 – Amarela é o primeiro ramal que é mantido pela Iniciativa Privada. Integra outras 3 linhas de Metrô e mais 4 linhas de trens da CPTM. Com essa característica de linha da integração, muitos usuários passaram a usar o sistema metroferroviário com o ganho de tempo no deslocamento. Com essa crescente demanda cresceu também o número de problemas. Mesmo assim, o paulistano prefere o sistema sobre trilhos pela sua agilidade.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus