SPTrans

Compras de natal lota terminal Pq. Dom Pedro II. Mas, será que o local é preparado para receber esse grande público?

A Prefeitura de São Paulo recomenda uso do terminal Parque Dom Pedro II, para chegar com facilidade a região da 25 de março para as compras de natal, já que é quase impossível andar de carro no local. O terminal fica bem próximo à Rua 25 de Março, que funciona 24 horas por dia e oferece uma série de facilidades para quem vai fazer as compras. São 93 linhas distribuídas em 7 plataformas, com capacidade para atender a 250 mil passageiros por dia. O terminal oferece serviços como lanchonetes, espaço multi-bancos, banheiros e segurança. Neste terminal, os usuários encontram linhas de todas as regiões da cidade, dezenas da zona leste, do Sacomã, Jardim Celeste, Pinheiros, Butantã, Ceasa, Parque da Lapa, Casa Verde, Cidade Tiradentes, São Mateus, São Miguel, Itaim Paulista, Ermelino Matarazzo, Vila Mara, Jardim Helena, Vila Nova Curuça, Vila Progresso, Jardim Camargo Velho, Conjunto Encosta Norte e Jardim das Oliveiras.

No Terminal Parque Dom Pedro II, existe a interligação com o Expresso Tiradentes, que recebe a demanda da região sul, Terminal Sacomã. O Terminal Sacomã, situado na Rua Bom Pastor, 3000, opera com 24 linhas municipais e 18 intermunicipais, com uma demanda de 81 mil passageiros por dia e faz o percurso em 14 minutos em média, utilizando ônibus articulados e bi articulados. Este que por sua vez funciona das 4h à 0h, possui 6 plataformas, espaço multi-bancos, banheiros e lanchonetes. Recebe passageiros da região de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, e dos bairros do Parque Bristol, Jardim Celeste, Moema, Penha, Vila Arapuá, Vila Livieiro e Água Funda.

Mas, o terminal Parque Dom Pedro II conta com uma série de difidências, como sujeira, ratos, além de uma certa falta de segurança apontados por muitos usuários. Não é garantido que se tenha êxito na solicitação de informações para agentes da SPTrans, ou da empresa Socicam, que administra o terminal.

Falta também uma área exclusiva para desembarque dos ônibus que chagam ao local, causando choque de fluxos de pessoas.

A prefeitura poderia estudar uma forma de reformar este terminal tão importante para São Paulo. #FicaDica

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus