CPTM Metrô SP Mobilidade Urbana

Sistema sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo bate novo recorde de passageiros.

O Transportes sobre trilhos na região Metropolitana de São Paulo bate novos recordes. É grande prova de que muita gente pode deixar o carro em casa, se o governo realmente der prioridade ao transporte coletivo.

De acordo com dados da própria Secretaria de Transportes Metropolitanos, com a abertura total no horário de operação da Linha 4 – Amarela, o número de passageiros transportados no sistema Metroferroviário neste mês já atingiu a marca de cerca de 7 milhões de pessoas por dia, contra os 6,5 milhões registrados em setembro. Do total, 4,2 milhões circulam pelo metrô e 2,5 milhões pela CPTM.

E vem mais gente por ai: O ramal Amarela que hoje carrega cerca de 425 mil por dia, com a abertura das estações da segunda fase deve chegar na casa dos 900 mil. Já na Linha 9 – Esmeralda, o número de pessoas saltou de 403 mil para 442 mil.

É importante ressaltar que de acordo com padrões internacionais, o máximo aceitável dentro de uma composição são de seis passageiros por metro quadrado. Nosso Metrô chega a ter 11 usuários ocupando o mesmo metro quadrado nos horários de pico. Mesmo assim, a população prefere o Metrô, já que o usuário têm a garantia que vão chegar no destino, e não vão ficar presos em congestionamento, a não ser que a composição “aguarde a movimentação do trem a frente”.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios