Metrô SP

Pesquisa aponta que o Metrô paulistano é bem avaliado. Linha 4 é a campeã em elogios

A operação do Metrô continua muito bem, obrigado. Mesmo com as falhas registradas diariamente, o que é perfeitamente normal em um sistema que transporta mais de 4 milhões de pessoas/dia.

Segundo pesquisa do Ipespe (Instituto de Pesquisa Sociais Politicas e Econômicas) encomendada pelo jornal Diário de São Paulo, os paulistanos dão nota média de 7,3 para o Metrô. 62% dos usuários aprovam o sistema. 47% classificam o serviço como Bom e 15 % ótimo. Para outros 21%, o Metrô é regular. Outros 4% consideram o serviço ruim e 6%, péssimo.

As linhas 4-Amarela e 1-Azul são as que receberam as melhores avaliações. Cerca de 18% dos entrevistados disseram que o ramal Amarelo é o melhor. Na segunda posição, com 17% da preferência dos usuários, vem a Linha 1-Azul. Outros 10% gostam da Linha 2-Verde, e 8% acham que a Linha 3-Vermelha é a melhor em operação. Apenas 5% consideram a Linha 5- Lilás como a que melhor atende os passageiros.

Para a maioria o Metrô melhorou

A pesquisa mostra ainda que para 66% dos usuários, o Metrô melhorou nos últimos dez anos, apesar do aumento significativo de passageiros. No começo da década passada eram 2,47 milhões de usuários por dia e agora já são 4,3 milhões de passageiros transportados por dia. 15% disseram que o serviço não se alterou e 11% disseram que piorou.

Entre os que declararam usar o Metrô frequentemente, 70% acham que o serviço melhorou, 14% não se alterou e 16% piorou. Os principais motivos apontados para essa melhora no transporte sobre trilhos são a ampliação do número de linhas (54%), de estações (13%) e trens mais rápidos (10%).

Lotação ainda é o principal problema

A sensação de lata de sardinha ainda lidera as queixas com 76%. “Isso indica que os esforços de expansão das linhas feitos pelo governo do estado nos últimos anos ainda são insuficientes para atender o aumento da demanda”, disse a diretora executiva do Ipespe, Marcela Montenegro ao jornal. Empatadas com 3% estão as respostas “está mais lento” e “tem menos linhas”. O preço da passagem é apontado por 2% dos que reclamam que o Metrô piorou.

A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 14 de outubro, com duas mil pessoas. A margem de erro é de 4,5 pontos, para mais ou para menos.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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