Metrô SP

Metrô Carioca mostra interesse em nova linha de São Paulo

Anunciada semanas atrás, a Linha 20 – Rosa do Metrô (Lapa-Moema) pode ter as suas obras iniciadas mais rapidamente que o previsto. Parece que o Governo do Estado vai mesmo aderir as PPP’s para expandir a malha metro-ferroviária. Concordando ou não com este tipo de ação, você deve concordar que São Paulo precisa muito de novas linhas.

Agora quem mostra interesse em construir um ramal metroviário, é a Invepar, empresa carioca formada por fundos de pensão (de funcionários do Banco do Brasil, da Petrobrás e outros) e pela construtora OAS. A empresa enviou uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) à Secretaria de Transportes Metropolitanos na semana passada. A Secretaria de Estado da Gestão Pública está analisando a proposta.

A Invepar, já possui uma certa experiência em transportes. É ela que que controla as duas linhas de metrô do Rio.

O governo diz que não é garantido a operação da linha pela empresa, já que a regra das PPPs do Estado, o Metrô terá de informar o mercado sobre a proposta, por meio de um edital que deve ser publicado na semana que vem, e esperar por propostas de outros grupos. De acordo com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o processo de análise das propostas só deve estar concluído em março de 2013. Depois, o vencedor terá de obter as licenças ambientais e fazer, com o Estado, as desapropriações necessárias para a construção do futuro ramal.

A linha 20 – Rosa, vai ligar inicialmente a estação Lapa, até Moema, passando pela região da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Neste primeiro momento são estimados 600 mil passageiros por dia. É previsto uma segunda fase com extensão da linha até a região do Abc, de encontro com a Linha 18 – Bronze (Tamanduateí – Alvarenga)

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus