Mobilidade Urbana

Mais Transporte Público de qualidade reduziria acidentes de trânsito

A falta de transporte público de qualidade não contribui apenas para a poluição do ar ou sonora. Mais carros nas ruas é sinônimo de mais acidentes de trânsito. Mais acidentes significam mais mortes.

O índice de vitimas fatais no trânsito supera o número de mortes por homicídios dolosos no Estado de São Paulo. Nos primeiros nove meses de 2011, 3.582 pessoas perderam a vida em acidentes culposos. Na capital paulista, foram registrados 66 casos em setembro – um aumento de 53% em relação a agosto.

Por outro lado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, desde o início do ano, foram registrados 3.056 homicídios dolosos, aqueles que não são existem a intenção de matar. O índice continua em queda e, pelo nono mês consecutivo, a taxa segue abaixo de 10 para cada grupo de 100 mil habitantes. O nível permanece fora da zona epidêmica definida pela Organização Mundial de Saúde.

Um dos últimos casos, foi o atropelamento e morte de 2 garis. Segundo a polícia, o motorista estava embriagado e dirigia em alta velocidade quando perdeu o controle do veículo, uma Toyota Hilux. Mirabelli. O acidente aconteceu por volta das 7h, quando ele seguia para a casa dos pais, no Campo Belo, zona sul.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus