Metrô SP

Linha 20 – Rosa terá galerias subterrâneas para evitar acúmulo de passageiros nas plataformas, diz secretário

A nova Linha 20 – Rosa, que vai ligar a Lapa até o bairro de Moema terá um certa semelhança a Linha 2 – Verde, já quem ambas correm sob avenidas que recebem um grande número de pessoas no horário de pico. Mas para o novo ramal o Metrô quer evitar acúmulo de passageiros, como ocorre na estação Consolação.

Ainda que o projeto básico da linha ainda não esteja pronto, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que o Metrô vai “inovar” com essa construção. “Se tivesse isso na Avenida Paulista, não teríamos aquele sufoco na Estação Paulista-Consolação. O usuário desceria na estação e seguiria pela galeria até a superfície. Não tem sentido você transportar 100 mil pessoas por apenas uma estação. Na Consolação, a pessoa pega o metrô para descer na Trianon”, diz ao jornal O Estado de São Paulo. A ideia é aproveitar as características já existentes na Faria Lima. “Á área tem um valor de m² altíssimo, uma concentração fantástica de negócios. Será uma bela oportunidade de criar um modelo de metrô novo.”. A Linha 20-Rosa deverá ser um complexo de galerias subterrâneas, com lojas e acessos por baixo do solo às torres que compõem a paisagem da Avenida Brigadeiro Faria Lima.

O governo, afirma que tem cerca de R$ 2 bilhões, segundo o secretário, para investir na linha. O recurso vem de Cepacs – títulos imobiliários oferecidos pela Prefeitura durante a Operação Urbana Faria Lima. Por outro lado a expectativa é que o ramal seja construído por uma PPP.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus