Nelson Antoine/AE
Após falha que paralisou a linha 4 – amarela nesta segunda feira (3) parece que ficou evidente a barreira que existe entre Metrô e ViaQuatro. Até as 8h20 da manhã, a empresa que administra a ViaQuatro não divulgava a real causa do problema que afetou os trens. Depois, foi divulgado que uma falha no CBTC afetou a operação ainda na madrugada de domingo para a segunda.
Agora o governo cobra a elaboração de um plano de contingência, que deverá ser entregue em até 15 dias, para agilizar a tomada de decisões no caso de panes na linha.
Segundo reportagem da Folha, técnicos do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ViaQuatro (responsável pela linha 4-amarela) devem preparar um relatório de procedimentos padronizados a serem tomados para cada falha. Afinal, ainda que sejam 3 empresas diferentes, é a mesma malha metro-ferroviária.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse ao jornal que houve “excesso de cautela” e que a ViaQuatro “preferiu errar pela segurança a tomar um risco de um acidente”.
Para ele, a linha 4-amarela não precisava ter parado de funcionar devido à falha. Apesar do desconforto, Fernandes considera que era possível operá-la parcialmente entre Butantã e Paulista.
Por Renato Lobo