CPTM

Trens podem voltar ao trecho entre Itapevi e Amador Bueno em 2012

A CPTM deu um prazo para a volta dos trens no trecho entre Itapevi e Amador Bueno na linha 8 – Diamante. De acordo com a reportagem do Jornal Agora, as obras devem ser concluídas em 2012. São previstos 36 novos trens, sendo que o primeiro deles da série 8000 chegou hoje no pátio Presidente Altino.

A reportagem destacou falhas em pisos táteis para deficientes visuais. Há problemas, segundo o Jornal, nas estações Engenheiro Cardoso e Itapevi, da linha 8-diamante (Júlio Prestes/Itapevi), sendo que as duas paradas foram reformadas em outubro de 2010. Na estação Engenheiro Cardoso, por exemplo, um dos trajetos sinalizados esbarra em uma coluna. Em outro local, o piso termina de repente, sem apontar nenhuma direção.

Foto: Carlos R. Almeida

Na Itapevi, quem desce pelo elevador na plataforma 2 (com direção à estação Julio Prestes) e segue o piso tátil para a direita pode bater na parede de uma sala. Já a sinalização para esquerda acaba em um corrimão embaixo de uma escada.

Em nota, a companhia informou que as estações Itapevi e Engenheiro Cardoso foram construídas na década de 80 e que os pilares não poderiam ser removidos, mas que a sinalização instalada segue as normas da ABNT. O piso tátil não foi feito em volta do pilar porque tem de ficar a uma distância segura da plataforma.

A CPTM informa que a barra de ferro é um corrimão direcional que indica que a pessoa pode seguir para a esquerda ou para a direita. Nem o corrimão nem o pilar, afirma a empresa, diminui a segurança. A companhia diz que irá reforçar a sinalização e corrigir uma falha no piso que leva o deficiente até uma sala em Engenheiro Cardoso.

Por Renato Lobo, com as informações de Agora

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios