O trem protótipo produzido pela Bombardier, que deve rodar na extensão da linha 2-Verde inicialmente entre Vila Prudente e Oratório, deve ser testado em março de 2012, na cidade de Kingstom, no Canadá. Em Julho do ano que vêm o primeiro monotrilho da linha de montagem Brasileiro deve ser finalizado na fábrica da empresa em Hortolândia, interior de São Paulo.
De acordo com Paulo Sérgio Amalfi Meca, gerente do Empreendimento Linha 2-Verde no trecho que deve operar em Monotrilho, o protótipo será testado exaustivamente porque trata-se de um sistema novo até para a Bombardier: “Estamos trabalhando para atender uma capacidade da ordem de 500 mil passageiros por dia, algo nunca realizado até o momento”, afirma.
A extensão da Linha 2, quando completada, terá capacidade de transportar 48 mil passageiros por hora/sentido no trajeto Vila Prudente – Cidade Tiradentes, beneficiando 500 mil usuários ao dia.
A implantação do sistema neste trajeto, percorrido por ônibus comum demora em média duas horas, mas com o monotrilho permitirá que os usuários façam o percurso em apenas 50 minutos. O término da fase 1 do projeto está programado para acontecer em 2014, quando a linha chegará em São Mateus
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.