A Rede Nossa São Paulo e o Ibope lançam hoje, pelo quinto ano consecutivo uma nova Pesquisa de Mobilidade Urbana. Os dados foram coletados do dia 17 ao dia 22 de agosto de 2011, foram entrevistados 805 paulistanos com 16 anos ou mais. A pesquisa aborda diversos aspectos relativos à locomoção na cidade em perguntas como: Quanto tempo você leva para se deslocar todos os dias para sua atividade principal? Caso houvesse uma boa oferta de transporte público, você deixaria de usar o carro? Com que frequência utiliza transporte público? E bicicleta?
Os dados trazem uma noticia não muito boa. O tempo médio de deslocamento gasto no trânsito diariamente passou de 2h42 em 2010 para 2h49 em 2011. 19% dos entrevistados disseram que perdem mais de 4 horas nos congestionamentos
Mais carros na rua:
– Entre os entrevistados cuja renda familiar está entre dois e cinco salários mínimos, aumentou de 52% em 2010 para 62% em 2011 os que disseram ter ao menos um carro de passeio;
– Cresceu de 28% em 2010 para 38% em 2011 o percentual dos que afirmaram ter comprado carro nos últimos 12 meses;
– Entre os que possuem automóvel, passou de 15% em 2007 para 23% em 2011 os que afirmaram usar o carro “quase todos os dias”;
– Caiu de 44% em 2008 para 13% em 2011 o total dos que afirmaram não utilizar carro;
Transporte Público
– Subiu de 40% em 2009 e 52% em 2010 para 60% em 2011 o percentual de entrevistados dispostos a deixar de usar o carro diariamente para utilizar o transporte público;
– Você deixaria de usar o carro caso houvesse uma boa alternativa de transporte público? Em 2010, 76% dos entrevistados disseram que sim. Em 2011, as respostas afirmativas foram 82%;
– Entre as medidas consideradas mais importantes para melhorar o trânsito, “construir mais linhas de metrô e trem” ficou em primeiro lugar. Em seguida aparecem, respectivamente: “melhorar a qualidade do transporte por ônibus e vans” e “construir mais corredores de ônibus ou amplias os já existentes”;
– Como alternativa ao carro, 29% dos entrevistados (contra 12% em 2010) afirmaram que optariam pelo ônibus casso houvesse mais e melhores corredores. E caiu de 21% em 2010 para ZERO em 2011 os que disseram que nada os faria utilizar os ônibus;
– Mais pessoas dizem que aumentou o tempo de espera nos pontos de ônibus com relação há um ano. Em 2010, o número ficou em 34%. Neste ano, em 47%;
Ciclistas e Pedestres
– Vem diminuindo a percepção de que os pedestres são “muito / um pouco respeitados”. Em 2009, 35% concordaram com a afirmação. O número passou para 28% em 2010 e para 21% em 2011;
– Caiu de 45% em 2010 para 35% em 2011 o total de quem anda a pé na cidade;
– Como alternativa ao carro, 40% afirmaram que utilizariam a bicicleta caso houvesse mais segurança. Em 2010, a afirmação foi feita por 18% dos entrevistados. Mais sinalização é a reivindicação de 23% dos entrevistados. Em 2010, o item foi mencionado por 8%;
– Aumentou de 41% em 2010 para 61% em 2011 os que se disseram favoráveis à aplicação de multas para pedestres que não respeitarem a sinalização;
– Para 58% dos entrevistados, os pedestres têm sido menos respeitados nos últimos meses. 26% disseram que estão sendo mais respeitados e 13% afirmaram que está igual. (a pergunta é inédita, não foi feita nas edições anteriores da pesquisa)
As pesquisa mostra ainda que as áreas consideradas mais problemáticas em São Paulo são, Saúde em primeiro lugar, depois o Trânsito e Educação.
Por Renato Lobo, com as informações da Rede Nossa São Paulo