Metrô vai manter obras da linha 5 -Lilás. MP pede para o Metrô anular os contratos de expansão do ramal

Após pedido do MP para o cancelamento da licitação, o governo de São Paulo pretende manter obras da Linha 5 do Metrô. Em 2010, o próprio Estado resolveu suspender a construção, depois de denúncias de fraude na disputa entre as empresas.

Em 20 de maio, o trabalho foi retomado, após a secretaria dos transportes descartar a possibilidade de conluio. A Linha 5 – Lilás, já liga o Capão Redondo ao Largo Treze, na Zona Sul, e, com a expansão, vai chegar a bairros Publicidadecomo Santo Amaro, Brooklin e Moema. De acordo com o governo do Estado, o ramal fará conexão com Chácara Klabin, com entrega prevista para depois de 2014.

Segundo o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, em entrevista à radio Jovem Pan, a cidade terá um enorme prejuízo se a licitação for cancelada. “Nós vamos, evidentemente, responder ao Ministério Público no prazo que ele fixou (…) De início, nós estamos muito convictos do acerto da nossa decisão”. O presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, tem até o início de outubro para dar uma resposta ao Ministério Público.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, reafirmou a posição do governo de que não existe ilegalidade no processo. Apesar da posição da STM, o Ministério Público admite entrar na Justiça caso a concorrência seja mantida. Em entrevista a rádio no fim de agosto, o promotor Marcelo Milani confirmou ter pedido ao Metrô para cancelar a licitação. Milani deu 30 dias para o governo do estado se pronunciar, período contado a partir de 31 de agosto. Em caso de cancelamento da licitação da linha cinco, o processo para a abertura de uma nova concorrência poderá demorar mais de um ano.

Por Renato Lobo, com as informações da Jovem Pan

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus