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Metrô estuda novas linhas para reduzir fluxo de carros vindo de outros municípios

São Paulo quer implantar novas linhas de Metrô em várias regiões de divisas da capital para diminuir o fluxo de carros no centro expandido da cidade. Segundo o plano de expansão da companhia, apresentado pela reportagem do Estadão, as Rodovias Bandeirantes, Régis Bittencourt, Fernão Dias, Dutra, Raposo Tavares e Anhanguera ganharão linhas e estações entre 2020 e 2030. Esses novos ramais também terão bolsões de estacionamento.


Um exemplo disto é o já aplicado na Estação Santos-Imigrantes, da Linha 2-Verde. Localizada na Avenida Ricardo Jafet, próxima da Rodovia dos Imigrantes e acesso importante para o litoral, a estação foi inaugurada em 2006 com 231 vagas de garagem – cada uma custa R$ 9,44 por 12 horas, incluindo passagens de ida e volta. 


As primeiras nesse modelo que deverão ser inauguradas é a Bandeirantes, da Linha 6-Laranja, e a Taboão da Serra, que será construída como extensão da Linha 4-Amarela. A primeira ficará posicionada na rodovia de mesmo nome, que dá acesso à região de Campinas, e a segunda está planejada na Rodovia Régis Bittencourt – que liga São Paulo ao Sul do País -, na chegada à capital. A data de inauguração prevista para as duas é 2020.


Para 2030, a futura Linha 19-Celeste, que vai ligar a zona sul da capital até Guarulhos, já teve seu projeto enviado para a Assembleia Legislativa, e passará por Fernão Dias e Dutra. Outro ramal que está sendo estudado para 2030 é o chamado Arco Norte, que forma uma espécie de “Metroanel” com as outras linhas e também terá seu bolsão de estacionamento na Anhanguera.


Todo esse detalhamento das novas linhas consta da proposta de expansão do Metrô, que explica os investimentos propostos para a rede metroferroviária e as projeções de utilização. Até 2015, segundo a própria companhia, o cronograma do projeto já está garantido, com a verba empenhada. Para o horizonte até 2030, prioridades podem mudar de acordo com a demanda – o estudo, no entanto, serve para nortear a política do Metrô.


As últimas estações nesse modelo a serem entregues são as da Linha 22, um ramal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará o Morumbi à região da Granja Viana, seguindo o traçado da Rodovia Raposo Tavares. Essa linha está prevista para 2030. Apenas a Via Anchieta (onde já existe a Estação Sacomã, da Linha 2-Verde) e a Castelo Branco não estão atualmente contempladas por estações-estacionamento. “Se o trânsito na cidade continuar piorando, talvez fique viável se deslocar dessas rodovias para locais onde tenha metrô e deixar o veículo lá”, diz Bicalho.


De Via Trolebus com as informações de Estadão

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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