Metrô SP

Linha 3 – Vermelha terá o intervalo de 85 segundos. Metrô espera expandir 5 linhas em 2012

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou sábado a redução no tempo de espera por trens nas plataformas das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Trata-se da instalação do CBTC, noticiados por nós semanas atrás. Alckmin não deu um prazo definido, mas afirmou que um novo sistema de sinalização nos trilhos e nas estações será instalado até o ano 2012.


A nova sinalização, já presente na linha 4 – Amarela e no trecho entre Sacomã e Vila Prudente da linha 2 – Verde, permitirá a circulação de um trem mais perto do outro – a distância de segurança também será menor. Segundo o Metrô, o tempo entre cada composição cairá de 110 para 90 segundos, na Linha 1; de 150 para 120 segundos, na Linha 2; e de 108 para 85 segundos, na Linha 3.


São esperados também mais mais 20 composições, cada uma com seis vagões (para 1.600 pessoas em média) até 2012. “Vai ser uma oferta de trem bem maior para a população.” Os trens não terão divisão, iguais aos da linha 4 – Amarela.


O Metrô prevê, segundo o cronograma de inaugurações de novas estações, que em 2012 pelo menos cinco linhas estejam em expansão: 2-Verde e 17-Ouro, ambas por monotrilho, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Branca, esta ultima que já esta em fase de soldagem de solo na região da Dutra. O monotrilho do ABC e a Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 6-Laranja deverão ser apenas licitados até o fim de 2012. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus