CPTM Metrô SP

Governo quer construir nova estação Lapa para integração de linhas

Quem anda pelas linhas 7- Rubi e 8-Diamante da CPTM percebe que existem 2 estações Lapa. Isto por que no passado eram operadas por duas empresas diferentes. Mas a intensão do governo é construir uma estação que vai abrigar além das 2 linhas, futuramente a Linha 9-Esmeralda, que deverá seguir sentido Água Branca. Foi o que disse o secretário de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes em palestra para um grupo de empresários da região. Haverá vias exclusivas para trens de carga. Os acessos às plataformas, de acordo com Fernandes, serão subterrâneos e o trem Expresso Jundiaí já passará enterrado na estação.

Foto: Carlos R. Almeida

Metrô na Lapa

Segundo ainda o secretário, é prevista para a região da Lapa a Linha 6-Laranja, cujo primeiro trecho, entre Brasilândia e São Joaquim, encontra-se em fase de elaboração do projeto básico, e ainda a Linha 20-Rosa, que sairá da Lapa, passando pelas avenidas Cerro-Corá e Faria Lima, chegando em Moema, na zona sul. Já a Linha 6-Laranja será estendida até a rodovia dos Bandeirantes, passando por Morro Grande e o Centro de Convenções Pirituba. “O projeto básico do primeiro trecho da Linha 6 está em desenvolvimento, com previsão para início de obras até o fim de 2012”- contou Jurandir.

De acordo com Luciano Luz, gerente de Planejamento de Transporte da CPTM, a nova instalação estará preparada para receber o enterramento dos trilhos futuramente, caso haja entendimentos com a Prefeitura nesse sentido. Além da nova estação Lapa, a estação Água Branca também será modernizada para receber o Expresso Jundiaí, as linhas 7 e 8 da CPTM e a Linha 6-Laranja do Metrô.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus