Serão liberados nos próximos dias R$ 1 milhão pelo governo do estado de São Paulo para que o Consórcio Intermunicipal contrate estudos técnicos para melhoria da mobilidade urbana no Grande ABC. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que esteve ontem na reunião ordinária do colegiado dos sete prefeitos, o convênio para liberação da verba será assinado em 10 dias. “O Estado vai financiar o estudo que o GT de mobilidade urbana vai fazer. Depois disso surgirão as propostas.”
Ainda na área de Transporte, Aparecido afirmou que os projetos da Linha 18 – Bronze do Metrô (Tamanduateí – São Bernardo) e do Expresso ABC (linha de trem paralela da CPTM) já estão no Plano Plurianual 2012-2015 e devem ser incluídos na peça orçamentária de 2012 que o Palácio dos Bandeirantes finaliza para entregar até sexta-feira à Assembleia. Porém, os valores dessas ações ainda não estão definidos.
Também haverá reunião com integrantes dos órgãos responsáveis pelas compensações ambientais dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel, que passam pelo Grande ABC. No setor do meio ambiente, um assunto que não teve novidades foi a inspeção veicular regional. “Há uma dúvida se deve haver legislação estadual ou não. Esse é o primeiro problema a ser superado”, analisou Edson Aparecido.
Por Renato Lobo, com as informações de Diário do Grande Abc