Mobilidade Urbana SPTrans

Velocidade média de ônibus em corredor na Zona Norte não passa dos 12 km/h

A Zona Norte lidera em um ranking que nenhum passageiro gostaria de estar presente. A faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Inajar de Souza e Rio Branco lideram como corredor mais lento na parte da manhã, com média de 11,5 km/h nos momentos mais críticos. No pico da tarde, a faixa exclusiva Pirituba, Lapa, Centro é campeã na lentidão dos corredores de ônibus, com uma média de velocidade de apenas 12km/h, no sentido bairro.


Mas em todo o resto da cidade não é muito diferente. Todos os veículos que trafegam pelas faixas exclusivas desempenham uma média de 15 a 20 km/h em velocidade. Já imaginou os ônibus que andam pelas faixas comuns?


A SPtrans sempre diz que está implantando ações para aumentar a velocidade dos ônibus, no entanto, não se vê uma redistribuição de linhas, para o uso mais lógicos destas faixas que são muito importantes para o transporte de média capacidade. Corredores segregados são quase inexistentes, ou seja, as faixas exclusivas são passiveis de motoristas “espertinhos” que invadem o corredor. Sem contar os taxis….


Enquanto na terceira maior cidade do mundo, o transporte por ônibus for pensado desta maneira, a prefeitura vai sempre correr atras do rabo.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios