Presentes em todas as novas estações do Metrô em São Paulo, as Portas de Plataformas são uma das inovações que chamam a atenção de todos que passam pelo local. O equipamento oferece mais segurança ao passageiro, uma vez que as composições quase sempre chegam a toda velocidade nas plataformas. Elas estão presentes em todas as estações da linha 4 – Amarela, e 3 estações da linha 2 – Verde (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente), em uma estação da linha 3 – Vermelha, a Vila Matilde, que ainda aguarda a instalação do novo sistema de controle de trens, o CBTC, para uso do dispositivo.
A companhia pretende levar o modelo para todas as estações do sistema, sejam as novas linhas, ou as antigas. No entanto, segundo publicação do site da Band, o Metrô alega que a empresa que venceu a licitação passa por dificuldades financeiras e, por isso, corre o sério risco de quebra de contrato.
Logo após sua entrada a secretária de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes chegou a dizer em entrevistas que os equipamentos não deveriam ter tanta prioridade nas estações antigas. Apenas nas novas, como a linha 4 que opera por sistema de driverless, ou seja, sem condutor. O sistema não teria como identificar o que ou quem caiu na linha…
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.