A Estação Consolação da linha 2 – verde está cada dia mais lotada. O número de passageiros cresceu de 68%, e a parada passou da 11º posição para a 5º estação mais cheia do sistema metroviário. A responsável por todo esse estouro no número de passageiros, é a recente integração com a linha 4 – amarela, está que no mês que vêm deve ficar maior e chegar até a estação República e Luz, ambas no centro da capital.
Mas, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, justamente estas duas novas estações da linha 4 – amarela vão equilibrar o fluxo de passageiros da linha 2 – verde, no trecho entre a estação Consolação e Paraíso, já que o fluxo de passageiros que vêm da região de Pinheiros, Butantã e Jardins em direção ao centro, têm como única opção, o trajeto Consolação até o Paraíso na integração com a linha 1 – azul, e depois até a Sé encontrando com a linha 3 vermelha. Com o novo trecho da linha 4 – amarela com previsão de abertura em setembro, passageiros vão chegar na linha 3 – vermelha direto da Consolação até a República.
Existem rumores que o novo trecho pode abrir logo no começo de setembro em operação assistida, no entanto oficialmente o governo do estado trabalha com a data de 30 de setembro, já com a extensão de horário, inclusive aos finais de semana.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.