CPTM

Linha 13 – Jade da CPTM deve ficar pronta em 2014, mas depois da copa

Após muitas promessas sobre o expresso aeroporto, o governo paulista optou por uma ligação comum, e juntou a duas linhas, em uma só. A estimativa da CPTM é que o trajeto da região central da cidade até o terminal de Guarulhos seja feita em aproximadamente 25 minutos


A linha correrá paralela a 12 – Safira e deve ficar pronta apenas no segundo semestre de 2014, após a Copa do Mundo. Após a estação Engenheiro Goulart, serão mais 11 Km até o aeroporto.


O presidente da ANTP, Aílton Brasiliense, em entrevista a Joven Pam, admite que a nova opção de transporte será utilizada principalmente por profissionais e passageiros com poucas bagagens. Ele afirma que a alternativa de um trem comum até o aeroporto é a mais utilizada em todo o mundo.


Hoje, quem trabalha no aeroporto e mora em São Paulo tem como escolha apenas um ônibus intermunicipal, que sai da Estação Tatuapé do Metrô. Para o diretor do Sindicato dos Aeroviários, Rodrigo Maciel, a implantação do trem será importante para os 26 mil trabalhadores de Cumbica.


A publicação do edital da CPTM para contratação dos projetos básico e executivo será feita até o fim do ano e as obras devem começar em 2013. A construção da Linha-13 Jade pode custar aproximadamente R$ 1,2 bilhão.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus