Foto:Ricardo Guimarães|Diário da CPTM |
Semanas atrás a CPTM fez um remanejamento entre composições. Alguns trens produzidos pela empresa Alstom que rodavam na linha 9 – esmeralda, passaram a prestar serviços na antiga linha B, que liga o centro da capital na estação Julio Prestes até a cidade de Itapevi, hoje conhecida por linha 8 – diamante. Na quinta feira gelada, lá fomos nós testar a composição.
Antes da chegada do trem, é avisado em alto-falantes instalados na estação que a próxima composição, é a “nova” de 8 carros. Entre “aspas” a nova porque o trem já roda desde 2008. Este aviso é necessário por que grande parte da frota ainda é formada por trens de 12 carros, sendo o maior trem urbano da américa latina, uns arriscam em dizer que é o maior trem de passageiros do mundo.
O trem da série 2070 desempenho bons resultados, com velocidades compátiveis ao da linha, pelo menos na viagem que estávamos. Muitos passageiros estranham a composição, já que o interior é similar ao do trem do Metrô da frota G, também da Alstom que roda na linha 2-Verde. Os anúncios feitos pelo maquinista não éram audíveis, e em algumas horas entrava a gravação do anuncios das estações da linha 9.
Entretanto, estas composições já estão com os dias contados nesta linha, já que estão comprados 36 novos trens exclusivos para o trecho entre Julio Prestes e Itapevi. Em algumas semanas deve chegar a primeira composição da série 8000. Mas por enquanto a linha 8 vai continuar com estes trens emprestados.
A linha 9-esmeralda concentra a maior parte da sua frota de composições da série 7000. Existem rumores que as composições da série 3000 vão ser remanejados para a linha 7, mas sem nenhum anúncio oficial.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.