Nesta semana perguntamos aos nossos leitores, se eles achavam que o projeto do Trem Bala Brasileiro deve ser considerado uma prioridade, como o que está sendo pelo governo federal. Veja o resultado:
Sim, o TAV é uma prioridade, ficou com 56%
Não, existem outras prioridades, ficou com 44%
O projeto do trem de alta velocidade recebe críticas por especialistas na área de transportes. O TAV deve beneficiar um número reduzido de passageiros, de classe beneficiada. Se esse recurso fosse empregado na expansão do metrô no Rio e em São Paulo beneficiaria uma quantidade muito maior de pessoas, que pegam por exemplo o metrô lotado todos os dias. Alguns estudiosos da área argumentam isto pela a falta de verbas, defendendo a ideia de que o uso do recurso em outras áreas seria melhor utilizada. Mas o problema de infraestrutura nas cidades é tão grave, que o certo mesmo seriam que deveriam haver investimentos em todas as região, seja nas cidades, ou para ligar cidades. Existem soluções para falta de recurso como PPP’s.
Nesta semana queremos perguntar:
Você acha que o Metrô cedeu aos interesses de alguns moradores ao alterar a estação Angélica de lugar? Vote no lado direito do Blog, logo abaixo de “últimas notícias”
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.