Metrô SP

Por que menos assentos nos novos trens do Metrô?

Entrou em operação os 2 primeiros trens reformados do Metrô. A empresa está reformando os 98 trens originais das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Nesse processo, a parte interna das composições é reformulada, com a retirada de assentos, o que amplia a capacidade de passageiros transportados, o que desagrada alguns usuários. 


Mas, segundo a Alstom (uma das empresas responsáveis pela reforma) em entrevista ao Estadão, a capacidade nas composições da Linha 1 vai subir para 2.082 passageiros por trem (com seis vagões), um ganho de 150 vagas. Já na Linha 3 os trens ganharão espaço para mais 126 passageiros, atingindo capacidade de 2.126 vagas. No horário de pico lugar que tinha o banco cabe ao menos 3 pessoas.


Para Ramon Fondevila, diretor geral do setor de transporte da Alstom Brasil, como o metrô realiza trajetos mais curtos, o passageiro pode viajar de pé. “Na reforma são implantados sistemas de detecção de fumaça, circuito interno de câmeras, novo sistema para as portas e freio mais moderno, então o conforto é maior”, explicou. Já o Metrô afirma que a reforma visa tornar os trens mais acessíveis para portadores de necessidades físicas, como os cadeirantes, o que justifica a retirada dos assentos.


O processo de reforma dos trens começou em 2009 e deve terminar em 2014, será?. O Metrô só libera um trem para ser reformado quando recebe outro pronto. Após ser entregue, os trens passam por testes dinâmicos nas vias, antes de entrar em operação. O governador Geraldo Alckmin participou hoje da entrega dos dois primeiros trens modernizados do Metrô. 

Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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