EMTU

Ônibus do ABC permanecem em greve nesta sexta feira

A audiência de conciliação realizada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) na tarde desta quinta-feira terminou sem acordo entre os empresários e o Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC. Com isso, a greve dos ônibus municipais e intermunicipais continuará pelo menos até a manhã de sexta-feira.
Na proposta elaborada pela juíza Sônia Franzini, os trabalhadores receberiam 7,8% de reajuste no salário, sendo 6,3% de reposição da inflação, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e aumento real de 1,5%.


A oferta foi aceita pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e será discutida por motoristas e cobradores em assembleia marcada para as 9h de amanhã.
A categoria começou a greve ontem reivindicando, entre outros benefícios, 15% de aumento. A oferta dos empresários era de 8%. O reajuste será decidido pelo Tribunal.
A justiça modificou a decisão sobre a circulação dos ônibus e determinou hoje que 80% da frota do Grande ABC deve operar durante todo o dia, e não apenas nos horários de pico, sob pena de multa de R$ 200 mil por descumprimento.


Durante esta quinta-feira, oficiais de Justiça percorreram os terminais da região e constataram que um percentual de frota menor do que o decidido circulava nas cidades. A dívida gerada hoje pode ser descontada das contas do sindicato.


De acordo com a EMTU, pouco antes das 18 horas, 11 empresas estavam paradas, outras seis operavam parcialmente e 2 trabalhavam normalmente. A greve atinge parte de 130 linhas, em 850 ônibus, que atendem 550 mil passageiros.


Com as informações de Diário do Grande Abc

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus