Monotrilho

Mais um: prefeitura estuda monotrilho do Jardim Ângela até Pirituba

Mais um projeto de monotrilho para a coleção da prefeitura de São Paulo, agora por meio de uma Parceria Público-privada (PPP) ligando o Jardim Ângela, na zona sul, a Pirituba, com quase 30 km de distância, na zona norte. O trecho inicial deve ser construído na região de M”Boi Mirim, zona sul, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra: “A Secretaria dos Transportes já contratou projeto executivo de construção desse trecho. Eventualmente, ele pode ser estendido até Pirituba.” diz Cintra.


Em portaria ontem no Diário Oficial da Cidade, a Prefeitura cria comissão, formada por quatro técnicos da pasta de Cintra e dois da Secretaria dos Transportes, para escolher estudos de “agentes empreendedores”, que podem ser usados como base ao projeto executivo. A comissão terá 30 dias para se manifestar. Em 90 dias devem ser definidos custos e prazos.


Não é a primeira vez que a prefeitura anuncia projetos de Metrô-leve. Anteriormente o prefeito Gilberto Kassab disse que faria um monotrilho ligando o centro até São Miguel, pela Avenida Celso Garcia. Imaginem só no que se transformaria a avenida Celso Garcia que já não é aquela coisa. Outro projeto aparentemente engavetado é um monotrilho também na região da M”Boi Mirin, sem esta extensão até a Pirituba, mas a discussão perdeu força quando o Metrô entrou na jogada. O Governo do Estado estuda levar a linha 5-Lilás até o Jardim Ângela, com o funcionamento previsto apenas para 2017. 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus