Mobilidade Urbana

Brasileiro troca Ônibus por Avião

Em 2011, o número de passageiros de avião superou o de viajantes de ônibus interestaduais pela primeira vez no país. Desde 2002 verificasse uma tendência de maior utilização do transporte aéreo em detrimento aos ônibus, fatores como do aumento de renda da população, viagens mais seguras e rápidas, a competição entre as empresas de aviação e a popularização dos programas de milharem são responsáveis pela preferência ao modal aéreo.

O setor de ônibus rodoviário precisa realizar mudanças para pode ser manter atraente e servir de alternativas ao aviões e aeroportos lotados devida a pouca infra-estrutura presente no pais.

Programa de milhagem das empresas de aviação fidelizam clientes e permite aos passageiros viajar em determinadas ocasiões só pagando a taxa de embarque, para acumular pontos nos programas da TAM (Fidelidade) e Gol (Smiles) basta viajar de avião pelas respectivas empresas ou fazer compras no cartão de crédito. As empresas de transporte rodoviário podem formular programas parecidos em associação com bancos e empresas de cartão de crédito.


Por Ricardo Milani

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus