Após uma série de protestes feitos por moradores que utilizam o transporte público na região da estrada do M’Boi Mirim, na zona Sul de São Paulo, o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes anunciou o prolongamento da Linha 5 Lilas até o Jardim Ângela. O Anuncio foi feito após uma reunião de mais de 3 horas entre representantes de moradores e o poder público. O Secretário disse que a extensão deve estar em operação somente daqui a 5 anos, e que em semanas devem ser estudadas o trajeto dessa expansão.
Linha 5 será uma importante ligação metroviária
Construída pela CPTM, era denominada “Linha G”, em 2001 o Governo do estado de São Paulo transferiu a operação da Linha para a Companhia do Metropolitano de São Paulo, passando-se a chamar-se “Linha 5-Lilás”. O trecho inicial de 8,4 quilômetros de extensão foi entregue à população em 20 de outubro de 2002, operando das dez às quinze horas em período de testes, tendo nesse dia transportado 3,8 mil passageiros, e um total de 18 mil passageiros durante a semana. Atualmente a linha opera em horário integral, e foi considerada pela pesquisa da ANTP como a mais bem avaliada da rede metrôviaria de SP.
Em 2010 o governo do estado anunciou as obras da linha 5 lilas até a Chacará Klabin, já que a verba das obras, incluindo a compra de 26 novos trens, porem após denuncia do jornal “Folha de São Paulo” de suspeita de fraude e formação de cartel das empresas que participariam da execução das obras, o governo do estado paralisou a construção da linha.
É importante dizer que tais suspeitas de fraudes nada têm haver com o Metrô, e sim com as construtoras.