Documento interno do Metrô revela a real data de entrega de estações

Atualizado às 19h 28 do dia 21/05

 

O blog teve acesso ao Relatório de Empreendimentos, PMO Corporativo, do Metrô, de abril deste ano que mostra a a real data de novas estações das obras de expansão da estatal.

Para a  expansão da linha 2 – verde, de Vila Prudente a Dutra, consta como “a reprogramar”.

Para a linha 4 – amarela, já começam a aparecer a primeiras descrepâncias comparando os discursos dos governantes. A estação São Paulo – Morumbi consta para entrega para o terceiro trimestre de ano, o que está em linha com o já anunciado, porém, a estação Vila Sônia, cuja promessa era final de 2019, já consta para o último trimestre de 2020.

Para a linha 5 – lilás, o relatório mantém as entregas com a datas que já conhecemos. AACD – Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin para o terceiro trimestre deste ano e Campo Belo para o fim do ano.

Na linha 15 – prata, a estação Jardim Planalto está previsto para o segundo semestre, então deve ser entregue até o mês que vem. Sapopemba,  Fazenda da Juta e São Mateus para o terceiro trimestre, o que deve ocorrer em setembro. Jardim Colonial para 2021.

A maior diferença com o prometido pelos governantes e o relatório interno da estatal é a linha 17 – ouro. A última promessa foi que o trecho entre Morumbi e Aeroporto seria entregue em 2019 porém deve ficar só para 2021, quase perto da Copa do Qatar. A obra era uma promessa para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Para a linha 6 – laranja e 18 – bronze, há a seguinte informação: A implantação das linhas 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim) e 18-Bronze (Tamanduateí-Djalma Dutra) é acompanhada pela Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões – CMCP, órgão subordinado à Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM.

Em nota, sobre a linha 17 – ouro,  a STM informa que encontra-se em análise a proposta das empresas que compõe o consórcio CMI (Andrade Gutierrez, CR Almeida e Scomi – MPE) contratada para execução de serviços na  linha 17-Ouro. Após estudo, será divulgado o novo cronograma e diz que atua para manter o cronograma inicial previsto para o final de 2019.

 

 

 

 


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.