Trens fazem primeiro teste na Linha 13 – Jade

Na madrugada desta quinta-feira, 22, ocorreu o primeiro teste de um trem na Linha 13 – Jade, da CPTM, que ligará a estação Engenheiro Goulart ao Aeroporto de Guarulhos. Duas composições do modelo 9500,  fabricadas pela Rotem e que farão parte da frota do novo ramal, foram usadas nos testes de reconhecimento da via, recém concluída.

Estes trens serão usados até que os novos, encomendados para a linha, cheguem, o que deve ocorrer somente em 2019.

A página Paparazzi Ferroviário cobriu o evento ao vivo no Facebook.

Com estes testes, pode ser possível que o Governador Geraldo Alckmin inaugure  alinha no próximo dia 31, que funcionará em horário restrito e apenas aos fins de semana em um primeiro momento.

Foto: Paparazzi Ferroviário


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

16 Comentários deste post

  1. Alckmin é espertinho, só acelera em época de eleição

    haroldo /
  2. Guarulhos ja tem 03 pontes estaiadas…… cidade do futuro!!!!

    Humberto /
    • hahahaha !!!! ponte estaiada o custo é bem maior !
      mas de qualquer forma, torcemos que esta linha jade seja um sucesso ! escutei pela pagina do paparazzi ferroviario que esta foi a 1 linha construida pela CPTM

      vinicius pesse / (em resposta a Humberto)
      • O custo de uma ponte é algo muito relativo, pois muitas vezes o método usado nela pode ser bem mais caro, porém pode ser o unico aplicável no contexto… Dois exemplos são as duas pontes estaiadas, essa da CPTM e a da marg. pinheiros. A primeira não poderia ser em um “formato convencional” pois o vão livre entre os dois pilares é muito grande, sendo necessários os esteios para a sustentação no meio dela, senão seria necessário uma alternativa como uma outra ponte em outro trecho ou um túnel sob a rodovia.
        No caso da ponte da marginal pinheiros, trata-se de uma ponte que necessita de uma curvatura muito grande, devido a falta de espaço e a impossibilidade de se ter muitas vigas. Por isso optou-se pelo método estaiado…

      • Em tese que construiu e vai operar ela mesma sim, porém não nós esqueçamos que a 1ª parte da linha 5 foi construída por ela, apesar depois ser operada pelo metrô !!!

    • Cidade do futuro sem saneamento básico ???

  3. Quem planta colhe, 2 anos para plantar e dois anos para colher, assim se faz o bom administrador. É São Paulo entrando nos trilhos, acelera em Rodovias e Ferrovias. Até o final do ano muitas obras serão inauguradas em São Paulo.

    Felix /
    • Quem planta colhe … plantaram um prefeitinho e colheram um candidato a governador com experiencia de um ano na prefeitura …. com um legado de apenas promessas e trapalhadas, assim como o estado atual … colhendo muitos adiamentos e pronessas, rarissimas entregas. Em comum atrasos e atrasos. Projetos com escopos muito reduzidos, sem integrações, as que foram criadas com baldeações horriveis.

      Alexandre i / (em resposta a Felix)
    • Quem planta Paulo Preto, colhe o que Felix ???

  4. O importante e inaugurar um trecho considerável.

  5. Não ficou claro quando os passageiros chegarão ao aeroporto por trilhos uma vez que a estação está localizada em um ponto remoto, longe dos terminais de embarque e desembarque.

    33 anos depois de inaugurado o aeroporto continua desconectado da cidade.

    Celso P /
    • Olá Celso, o que ocorreu foi que o local onde seria a estação era da Infraero a Concessionária GRU Airport se opôs ao projeto alegando questões de segurança. Após isso ficou acordado que a GRU construiria um pequeno monotrilhozinho ou equivalente para levar as pessoas na nova estação. Não cumpriu a promessa. em seu lugar será um belo ônibus comum, “gratuito” hahahahaha. Digo assim porque é lógico que os custos do transporte são embutidos nas tarifas das taxas de embarque nacionais e internacionais. Espero ter ajudado.

      Rafael de Souza / (em resposta a Celso P)
  6. Atrasado mas vamos ver

    Fabiano /
  7. Depois de anos… vamos ver agora quanto tempo vão enrolar pra a linha começar em horário comercial

    Rodrigo Branquinho /

Deixe uma resposta