SPTrans

Exposição destaca avanços da acessibilidade no transporte em São Paulo

 

A SPTrans organiza, nesta Semana da Mobilidade, a exposição Possível para Todos, que mostra a importância do transporte acessível à população de uma cidade como São Paulo. Veículos do Atende, um táxi adaptado e um ônibus acessível estarão expostos no Pateo do Collegio, no Centro, entre terça e quinta-feira, dias 19 e 21 de setembro.

 

Além de mostrar na prática quais as opções de transporte estão disponíveis na cidade, serão expostas em um painel informações sobre a acessibilidade no transporte público municipal e a importância deste aspecto de inclusão na vida de quem tem a mobilidade reduzida, como idosos e pessoas com deficiência.

 

Dona do maior sistema de transporte público do mundo, São Paulo conta, atualmente, com uma frota de 14.440 ônibus, dos quais 13.215 são acessíveis por meio de elevadores ou piso baixo, o que representa 91,52% do total. Todo veículo novo que é integrado à frota da cidade tem que contar obrigatoriamente com acessibilidade, o que garante que, em pouco tempo, a frota será 100% acessível.

 

Além dos ônibus especialmente preparados para todos os cidadãos, a cidade conta com um Serviço exclusivo para pessoas com deficiência, o Atende. Trata-se de uma modalidade de transporte porta a porta a pessoas com deficiência física com alto grau de severidade de dependência. Autistas e surdocegos também podem contar com as 407 vans e 100 táxis adaptados que operam neste sistema, considerado referência em termos de transporte acessível e detentor de vários prêmios na área, o que evidencia a importância e o reconhecimento da qualidade do serviço.

 

Serviço

                    

Exposição Possível para Todos

Endereço: Pateo do Collegio

Data: entre terça e quinta-feira, dias 19, 20 e 21 de setembro

Horário: entre 10h e 16h

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus