Conexão do Rodoanel com Aeroporto de Guarulhos fica para agosto de 2018

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitou nesta segunda-feira, 12, o canteiro de obras do Rodoanel Norte que irá ligar a Rodovia dos Bandeirantes a Rodovia Presidente Dutra, cruzando a Rodovia Fernão Dias. O prazo para entrega deste trecho continua sendo março de 2018 porém, de acordo com Alckmin, a ligação do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com o Rodoanel, ficará para agosto do mesmo ano.

 

O governador, no evento, acionou a detonação que permitirá o encontro das escavações de um túnel de 1,7 km no Parque Estadual da Cantareira, o mais extenso desse trecho do Rodoanel.

Localizado sob o Parque Estadual da Cantareira, o Túnel 301 é considerado um dos grandes desafios do Trecho Norte do Rodoanel Mario Covas, principalmente em razão das características geológicas da região. As equipes de engenharia venceram sérias dificuldades para manter os avanços da escavação. Uma importante solução encontrada foi aproveitar as interligações internas entre as duas pistas do Rodoanel para abrir mais frentes de trabalho no interior da montanha. A medida resultou no aumento da produtividade e evitou que o túnel se transformasse em caminho crítico da obra.

 

Alckmin também disse que com a substituição de um juiz de Guarulhos, o processo de desapropriações avançou. “Com o novo juiz avançou bastante. Faltavam 26%, hoje faltam 13% para desapropriação em Guarulhos”, disse.

 

O trecho norte, o ultimo, terá 47 km e prevê a retirada de  23 mil caminhões que passam diariamente pelas ruas de São Paulo.

 

No site da Dersa, é possível ver fotos do empreendimento datadas de abril (clique aqui).


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

7 Comentários deste post

  1. Vai ser muito bom poder ir da Zona Oeste pro Aeroporto de Guarulhos sem ter que passar pelo inferno da Marginal Tietê…

    Eu sei que é caro… Mas eles bem que podiam colocar um sistema de iluminação em alguns trechos, que fazem muita falta. Dá até medo de andar por ali de madrugada, só você, seu farol alto e as faixas da pista…

    Raphael Freire Zanardo / Responder
  2. Pra variar.

    Rodrigo Santos / Responder
  3. Enquanto isso, estão paradas as obras da gambiarra que está sendo feita na ligação por trem entre o aeroporto de Guarulhos e a capital.
    Quem chegar a São Paulo terá que descer no aeroporto e subir em um ônibus que o levará até uma estação de trem remota levando bagagens, malas, crianças, cansaço, etc.

    No projeto do aeroporto inaugurado em 1984 constava uma estação de trem ou metrô. Porém quando assumiu o controle do terminal, a concessionária GRU Airport jogou o projeto no lixo e vai construir um shopping no local. O frouxo governo do estado foi leniente. A população de São Paulo e os 30 milhões de passageiros que utilizam o aeroporto de Guarulhos irão sofrer com o desconforto.

    Celso P / Responder
  4. Obras prometidas, obras entregues. enquanto isto, pelo país…

    Ed / Responder
    • Mais ou menos né? O Monotrilho era pra ticar pronto quando mesmo? E a linha Lilás? Onix? Ouro?

      Tiago Gimenes dos Santos / (em resposta a Ed) Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*