Pedestre

Debate sobre a passarela do Shopping Eldorado

Uma foto que postamos no Facebook gerou um grande debate sobre o tema pedestres. A foto mostra pessoas passando no meio dos carros para conseguir atravessar a avenida. O fato é que há uma passarela ali mas as pessoas preferem se arriscar.

 

A parada em questão fica na frente do Shopping Eldorado. Ele fica no meio da avenida pois ali passa o corredor de ônibus Rebouças/Eusébio Matoso/ Francisco Morato. A estação Hebraica-Rebouças, da CPTM, está bem perto e não passando pela passarela, a pessoa ganha tempo pois ela teria que voltar uma parte do caminho. A gestão passada ampliou o ponto e com isso, a passarela ficou ainda mais longe e a estação ficou mais perto caso a pessoa se arrisque.

 

O intuito da foto foi mostrar que as pessoas se arriscam por coisa de 5 minutos. O debate foi levado que ali deveria haver um semáforo e não uma passarela. Concordo plenamente mas hoje não há, então, temos que usar a passarela, até que a ideia do semáforo seja concretizada pois nossa vida está em primeiro lugar. E há um tráfego intenso de motos que passam cortando entre os carros que nem loucos.

 

Muito se falou que, por não haver semáforo, está só beneficiando os carros mas, como há um corredor de ônibus com inúmeras linhas, os passageiros dos coletivos também seriam afetadas com 1 parada a mais. Os ônibus, que vem do sentido bairro, partem da Zona Oeste como Raposo Tavares, Parque Continental e Terminal Campo Limpo.

 

Caso a ideia do semáfoto fosse concretizada, o que depois de ver diversas opiniões concordei, ele teria que ser instalado na esquina do Shopping Eldorado com a rua que leva a estação pois caso fosse instalado onde hoje é a passarela, o pedestre continuaria tendo que fazer uma volta e muitos continuariam atravessando no meio dos carros para economizar tempo.

 

Como o tema ganhou grande proporção no Facebook, não estamos só falando desta passarela em si, mas em todas em geral. Qual a sua opinião a respeito?

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus